sábado, 20 de setembro de 2008

Palestra dirigida por Geovana

A palestra teve como tema:A força humanizadora da Literatura
Contribuições para a formação moral de alunos e professores


Podemos reflectir na palestra de hoje a nossa prática como educador responsável,e qual a nossa posição no momento de resolver situações constrangedoras entre pais e professores?.
Guimarães Rosa(Grande sertão;Veredas),nos ajuda contribuindo com sua belas palavras: Uma coisa é por ideias arranjadas,
outra é lidar com os pais de pessoas,
de carne e sangue, de mil-e-tantas misérias...
Geovana nos alerta o cuidado do saber da ética,que temos a capacidade de aprender fazendo.Quando passamos por certa ocasião somos obrigado a resolver,pois se trata de relações entre pessoas portadoras de valores. A palestra foi riquíssima,acredito que todos nos saímos com um novo horizonte e nova forma de resolver conflitos dentro da escola.

Um comentário:

Macicleide disse...

Muito legal e desafiadora,a aula com Geovana, concordo com você Gracinete. Geovana trouxe também um foco muito importante para discussão entre os professores "A formação ética".
Segundo Adela Cortina(professora de ética e filosofia política na Universidade de Valença, Espanha). A tarefa da ética tem sido, desde sempre a de forjar o caráter das pessoas para que sejam justas e felizes. Portanto a ética é um saber para a justiça e a felicidade, para o qual há de se desenvolver um caráter, adquirir umas virtudes, alguns hábitos, porque não se improvisa a felicidade. Não se é feliz por acaso. Porém, temos que buscá-la.


Geovana nos deixou uma mensagem muito importante, de que a gente se preocupa muito com a história, a geografia, a ciência etc, mas a gente não discute o dilema de formação ética.
É preciso haver o ensino de ética na escola, onde se aprendam valores, princípios etc. Porém o comportamento moral é destinto em cada pessoa. Daí cabe uma responsabilidade muito grande ao educador, ele precisa antes estudar ética, porque se os alunos vêem que se ensina uma coisa e se faz outra é muito difícil que creiam que esses valores valam a pena.
BEIJOS!!!
MACICLEIDE DA SILVA PIRES