quinta-feira, 11 de setembro de 2008

Comunidades Virtuais

O simples fato de visitar um site, isso não quer dizer que fazemos parte de uma comunidade virtual, precisamos delimitar um "lugar" para o encontro de trocas de interesse estabelecendo através dela relações de amizades comparando com a de vizinhos e ate laços afectivo entre os membros de uma família.Como disso jonnes a comunidade é comparada a família, assim apresenta uma organizicidade vinculada da através de interacção entre membros.
Para não deixarmos dúvidas em relação a ter um lugar definido de trocas formando assim uma comunidade, Rheinglod (2003: 23) adverte, contudo que o simples fato de os usuários da Internet visitarem determinados site ou responderem a mensagens não evidencia a constituição de uma comunidade.Para ele, nem tudo que se faz e comunica por computador em rede, efectivamente, uma comunidade. Visitando a pesquisa no Google quão grande é a expansão de comunidades, uma delas é a comunidade virtual de rede de tecnologia social (RTS) foi criado para permitir que as instituições participantes da rede tenham um espaço democrático para a troca de ideias, experiência, proposta e articulações. Alem disso pessoas que tem interesse formando uma comunidade de tecnologia sociais.Seja qual for a comunidade, o importante é que temos um lugar onde formamos a nossa comunidade virtual.

4 comentários:

JuLuar disse...

Realmemnte, como pesquisadora constante percebi que nem toda comunidade é uma lista de discussão, nem toda lista de discussão é uma comunidade. Existe o objetivo da interação social. Qual é mesmo o objetivo?
Abraços,
Júlia

Sule disse...

Oi Querida Gracinete!
Estas no caminho certo na tua reflexão, trazendo outras fonte de pesquisa. Porém, não consegui perceber a Gracinete na reflexão! Mostra o que defende os autores, mas e você? Quais os pontos comuns que encontrou nos textos a respeito de comunidades que pode trazer para dialogar a tua reflexão com os autores?
Além disso, quero saber : Quem é Joanes? Precisa trazer a citação correta!Você leu textos de Rheinglod? Caso contrário de onde tirou esse autor? Precisa fazer a citação de forma correta também!
Por enquanto é isso! Vamos trabalhar mais nessa atividade de produção e reflexão!
Ouse mais..Escreva mais...Deixe as idéias fluirem... Aricule com as leituras.Deixe evidenciado o resultado do seu estudo nesse ciclo sobre o tema comunidades virtuais!
Precisando de ajuda, é so gritar!
Vamos lá! Tocar a ficha e produzir!
Bjinhos
Sule

bete disse...

Olá gracinete completo o seu comentário dizendo que comunidade virtual são redes eletrônicas de comunicação, organizadas em torno dos interesses comuns, onde amplia os cohecimentos rumo as aprendizagens colaborativas.

Sule disse...

Querida Gracinete! Tudo bem???
Voltamos aqui para acompanhar as produções de vocês nos blogs! Percebi que avançou muito nas explorações, em trazer não somente o que esta sendo solicitado pelos professores no curso, mas sobretudo, tuas reflexões acerca dos estudos, das descobertas!!!Parabéns!!!

Agora um ponto que não posso deixar de considerar, está relacionado a reflexão sobre comunidades virtuais! Me parece que não ouve alteração diante do que apontamos no éltimo comentário!
Querida! Iremos insistir nessa tecla sempre... É importante para tua formação começar a articular teus estudos, os autores e as reflexões. Enquanto Professoras que tem acompanhado o caminhar de vocês um pouco de longe, não temos como evidenciar se os textos foram estudados, lidos se eles não tiverem expresso em tuas produções, e não é apenas trazer os autores! É sim, articular, dialogar, mostrar o que Gracinete entendeu e como pode trazer para fundamentar esse entendimento os autores.
Compreenda a necessidade de começar a articular teus estudos com tuas reflexões, pois esse processo tanto na atividade Oficina de computação quanto nas outras atividades, tem como finalidade INCENTIVAR professores produtores, autores e co-autores de conhecimento e cultura. E os textos que indicamos para leituras não estão imerso no contexto de formação de vocês apenas para ser "mais um no meio da multidão". A única forma que temos como perceber as leituras e estudos de vocês é quando os trazem para reflexão...
Vamos em frente... Estamos apenas no primeiro ciclo, temos muito a trocar, a aprender e a viver!
Bjinhos
Sule