domingo, 21 de setembro de 2008

LINHA DO TEMPO

UFBA - Universidade Federal da Bahia
FACED - Faculdade de Educação
CURSO - Licenciatura em Pedagogia
CICLO - Um
ATIVIDADE DO GEAC
PROFESSORA - Inês Carvalho

Um belo dia em 1° de maio de 1994, seria mais um grande prémio da largada da época, eu ainda adolescente aos 16 anos vi o mundo chorar a morte de Ayrton sena que ao se chocar contra um muro de protecção a 300 km/h ao grande prémio San Marino.Eu que acompanhava a corrida com precisão ao lado do meu pai chorando a perda de um ídolo e o fim do que seria um belo dia.

Dois anos depois a sena se repetia para a tristeza de todos, os jornais anunciavam a tão mais recente noticia do dia, na expectativa da mesma sentir o temor do inesperado, as imagens me dissera tudo e mais uma vez o Brasil se alaga em prantos no dia 2 de Março de 1996 em São Paulo acidente com os componentes da banda Mamonas Assassinas a 10 km do aeroporto de Cumbica em Guarulhos, o avião chocou-se com a serra da Cantareira, vindo a óbito todos os componentes da banda e tripulante, eu na colocação de fã chorava ao lado de algumas colegas no momento que realizávamos um encontro de estudo que se encerrou com a chegada da noticia.

Na manhã de 11 de Setembro de 2001, vi quatro aviões se chocar com as torres gémeas, sem entender direito aquela sena vi o desespero daquele povo que vivera aquele momento, aqui do outro lado da TV estávamos horrorizados com o acontecimento, com a expansão da notícia reflectimos o terror e toda a desgraça na sala, onde procurávamos entender o porque de tudo aquilo, novamente o mundo perde 3.234 pessoas e 24 estava perdida entre os destroços.

Em 2003 Presidente Lula entra no governo para colocar o Brasil nos trilhos e retomar o tão sonhado crescimento econômico, eu como eleitora estava satisfeita com a vitória do inesperado Presidente, vi a maioria dos brasileiros se surpreenderem positivamente à medida que aproximava o fim da apuração dos votos que apontava Lula como o novo Presidente.

Vi a chegada da UFBA (Universidade Federal da Bahia) no ano de 2003, essa foi a primeira turma, fiquei feliz pois esse foi um sonho a se realizar, vi muitos professores chorar por não fazer parte, eu esta entre eles, agora era só esperar rezando para que a Faculdade continuasse, assim seria os próximos cursistas.

Um ano depois a cidade é agraciada com o Tabuleiro Digital, onde tive o privilégio de participar de curso de computação, o mesmo foi aberto para a comunidade, vi muitos jovens a procura desse local para usar a tecnologia digital, oportunizando aos mesmos uma ampliação de conhecimentos.

Voltando do trabalho em direcção à minha casa, vi um grupo de alunos da Escola Municipal Odete Nunes Dourado, em meio a um tumulto uma confusão, não tinha noção do crime que se tornaria aquela pequena discussão. No dia 15 de Março de 2007, chegou a noticia através do meio de comunicação, aquele grupo teria assassinado o adolescente Jeferson de apenas 14 anos de idade, toda a cidade ficou de luto, pois o crime foi bárbaro, eu sofria juntamente com a família por ter presenciado o inicio de tudo.

Para a minha alegria em 2008, chega em Irecê a segunda turma da UFBA, a tão esperada Faculdade, no dia 5 de Julho do referente ano estava eu realizando o vestibular onde me ingressaria na Faculdade, em fim 31 de Julho aconteceu minha primeira aula de orientação. Espero em Deus poder viver mais para contar casos, e se for da vontade dele, casos de alegrias.

Nenhum comentário: