segunda-feira, 24 de novembro de 2008

LER É PROIBIDO ?

UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA
FACULDADE DE EDUCAÇÃO – FACED / PROJETO IRECÊ
CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA
CICLO 1 – 2008 - GRUPO DE ESTUDOS LITERÁRIOS - GELIT
ORIENTADORA – SOLANGE RIBEIRO DA SILVA MACIEL
CURSISTA – MARIA GRACINETE HENRIQUE DOS SANTOS OLIVEIRA








PEQUENO COMENTÁRIO SOBRE O TEXTO:

“LER DEVIA SER PROIBIDO”


Diante do texto, vejo que a crítica é voltada para o crescimento da pessoa que tem hábito de ler. Durante a leitura, descobrirmos um mundo novo cheio de coisas belas e desconhecido
O hábito de ler deve ser estimulado desde a infância, para que o indivíduo aprenda que desde pequeno, que ler é algo importante e prazeroso. Sabendo que lendo iremos compreender os que os outros dizem, nos difere dos animais irracionais, pois comer, beber e dormir até eles sabem, é a leitura que proporciona a capacidade de interpretação.
Através da leitura que podemos enriquecer o nosso vocabulário e obter conhecimento, é através dela que adquirimos aquisição de conhecimento inimaginável, principalmente no mundo em que vivemos, no qual cada vez mais a informação invade todos os meios.
Na verdade, mais do que adquirir o conhecimento,é ampliar as potencialidades intelectuais e culturais.
Nesta leitura do texto porque se refere leitura proibida?
Por que lendo iremos adquirir, portanto, liberdade, nos permite pensar, traduzir emoções, estimula a imaginação e o sonho, permite que nossas vivências cotidianas se transformem em um mundo cheio de encantos e sabedorias.
Como diz Marco Aurélio Rigobelli em suas crônicas “Por fim, se você quer mesmo se tornar um problema para o como a sociedade foi construída durante tanto tempo, quer encontrar algo de errado nela, questione boa vontade, inocência, tornar a vida de todos e principalmente a sua melhor. Vá em frente procure um livro”.
Acredite que depois dessas palavras fica bem claro porque ler deveria ser proibido, pois depois da leitura enxergaremos o mundo com outros olhos, pois a leitura nos fará descobrir o que é bom e o que é ruim.


Nenhum comentário: