domingo, 3 de maio de 2009


CURSO DE ALFABETIZAÇÃO

Durante a escolha das atividades, não havia incluído o curso de alfabetização isto porque pensava eu que não seria tão necessário, pois trabalho com educação infantil e por isso não me chamou a atenção.

Como formamos um grupo de estudo no horário da tarde, eles não pensaram outra este curso seria de total importância para o grupo que eles lecionavam, eu tive que fazer esta escolha. Logo no primeiro encontro, observando a fala de Geovana confesso que fiquei preocupada em não da conta de fazer esta atividade.

Mas para início de conversa Geovana nos pede para responder uma pergunta “Porque ler e escrever são tão importantes? Era uma resposta não muito difícil pra mim e também para os outros colegas que já fazia parte deste mundo da leitura e escrita:” A leitura é porta de entrada para o conhecimento para as informações e comunicações, leitura e escrita é o meio de levar o indivíduo a um mundo letrado que mesmo não havendo a expressão oral, mas prevalece o diálogo através da leitura e da escrita.

Geovana complementa falando que a leitura e a escrita é importante também para termos o direito de participar da vida pública já que a nossa sociedade é uma sociedade letrada, isso nos exige ler e escrever e se isso não acontece ficaremos magoados.


Para minha surpresa fizemos uma atividade em grupo, onde iríamos agrupar as crianças por hipótese, como as avaliações era as do PROFA, senti uma saudade imensa do meu tempo em que participei e fiz o curso completo do PROFA, ao mesmo tempo fiquei com medo, o medo vinha de não conseguir agrupar as crianças, ha muito tempo não fazia este tipo de atividade. O grupo que trabalho não usa esta forma de avaliação, para educação infantil prevalece à escrita diariamente dos alunos.

Pois bem, com ajuda dos colegas agrupamos na medida do possível, durante a correção percebemos que temos ainda muita dúvida em avaliar por hipóteses. Sei que pra mim esta sendo difícil alfabetização esta um pouco distante de mim.

No segundo encontro que aconteceu no sábado, Geovana faz a leitura do livro De carta em carta de Ana Maria Machado, um livro muito bonito, e a história veio com uma bela lição de moral, logo a professora me apertou sem me abraçar, passou uma atividade para realizarmos antes do seu próximo encontro que será no dia----, fiquei preocupada o trabalho em trio era para ser realizado em uma sala de grupo 6 ou 7,eu e minhas colegas de trabalho ficamos apreensiva,educação infantil não se incluía nesta atividade,a coordenadora Madalena tentou ajudar no que pode, infelizmente procuramos outra escola no horário oposto para realização esta atividade

Mesmo assim encarei o desafio com coragem e garra, procurei adotar uma sala em outra escola para realizar estas avaliações, confesso que não esperava que Giovane fosse pedir tanta atividade, na hora arrependi de ter feito a inscrição, mas vou superar este pequeno obstáculo.

Na minha escola tem um grupo bom de professores que daria para formar um bom grupo, mas juntamente com a diretora da escola fomo investigar os nossos alunos se não haveria a possibilidade de realizar estas atividades com eles, já que estava sendo difícil nos deslocar para outra escola, mas para nossas infelicidades não se encontrava nenhuma criança com a hipótese alfabética.

O único jeito e se deslocar para outras escolas e realizar as atividades como pede nossa professora de alfabetização.

Logo realizamos a primeira etapa da atividade que foi o diagnóstico, nós juntamente com meu grupo não sentimos dificuldade em realizar, logo as crianças nos receberam com abraços e beijos essa foram à melhor parte, colaboraram em tudo até na escrita das palavras. No dia seguinte fomos analisar e separar as avaliações em grupo, isto foi mais uma dificuldade, pois a escrita das crianças nos confundia a cada observação.

Pesquisamos de preferência no livro de Emília Ferreiro e Ana Teberosk,onde veio nos clarear falando sobre a psicogêneses da lingua escrita,esta leitura facilitou a nossa compreensão dos níveis de escrita.




Um comentário:

Paula Rodrigues disse...

Oi Maria Gracinete?

Que atividade ótima heim?

Contagiada pela concepção de que o uso da escrita só é legitimo se atrelada ao padrão elitista da “norma culta” e que esta, por sua vez, pressupõe a compreensão de um inflexível funcionamento lingüístico, a escola tradicional sempre pautou o ensino pela progressão ordenada de conhecimentos: aprender a falar a língua dominante, assimilar as normas do sistema de escrita para fazer uso desse sistema em formas de manifestação previsíveis e valorizadas.
Ao permitir que as crianças tenham hábitos de leitura e escrita e respondam o que sabe ou até mesmo o que não sabe.