sexta-feira, 27 de novembro de 2009

ESCOLA


Mas o que é a escola

A escola não é ilha isolada no oceano social. Não é lugar para guardar crianças, ou reformá-las, embora possa ajudar, orientar e até alimentar. A escola não é paraíso na terra. Nem o inferno entre nós. Nem o purgatório. A escola não está
aí por acaso.
Para incluir, a escola precisa primeiramente acreditar que todas as crianças podem e devem aprender, através de adaptações curriculares e de uma educação de qualidade, passando acima de tudo pela formação docente. As adaptações curriculares constituem um conjunto de modificações que se realizam nos objetivos, conteúdos, critérios, procedimentos de avaliações, atividades e metodologias para atender as individualidades dos alunos.

É fundamental que a escola aprimore suas ações pedagógicas, visando o atendimento às diferenças, pois é imprescindível a inovação, a busca de novas alternativas e metodologias que proporcionem um ensino de qualidade para todos, visto que (trans)formar a educação exige trabalho e dedicação de todos, inclusive da família e da sociedade.

Nenhum comentário: