UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA
FACULDADE DE EDUCAÇÃO
CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA ENSINO FUNDAMENTAL/SÉRIES INICIAIS
CURSISTAS : MARIA GRACINETE, GILVANEIDE, MEIRE MARCIA, MARIA JANETE, JOSIELMA.
PROJETO DE INCLUSÃO DIGITAL
TITULO:
Rádio WEB na escola.
INTRODUÇÃO:
A sociedade contemporânea, em seu estado de desenvolvimento, nos indica novas relações com o saber, com as tecnologias e com o mundo, que apontam à necessidade de resignificar as relações entre as pessoas e repensarmos a produção de conhecimento. Na educação, isso nos sugere uma nova função para a escola: ela seria um norte para apropriação de informações e produção de conhecimento em aprendizagem cooperativa. Como os conhecimentos nunca são construídos isoladamente, a formação no indivíduo se da pelo entrelaçamento entre os significados criados pela relação do individuo com o mundo, com as pessoas, com as coisas.
Concordamos com a professora Maria Helena Bonilla e Joseilda Sampaio Souza quando dizem: “que o contexto contemporâneo é marcado pela presença das tecnologias da in-formação e comunicação, o que potencializa a circulação de informações, a comunicação, novas formas de trabalhar, se relacionar, de aprender e de construir conhecimento. Daí decorre da necessidade de apropriação e uso dessas tecnologias”.
Pensamos em inserir os excluídos digitais da comunidade escolar e bairros vizinhos, na sociedade da informação por meio de políticas que visam o seu conhecimento auto-sustentável de forma colaborativa e gradual,incluindo digitalmente possibilitando a busca da reflexão do mundo e da localidade, das condições de sobrevivência, conhecimento, renovação e a critica do que já existe e da diminuição das desigualdades sociais, dando oportunidade de criar, produzir, transformar e buscar informações com amplo conhecimento tecnológico, remetendo a busca da reflexão do mundo contemporâneo.
JUSTFICATIVA
O rádio é sem sombra de duvida, o veículo mais dinâmico, abrangente e democrático e em vista disto, é um recurso valiosíssimo para criarmos as mais diversas atividades. Diante dos avanços tecnológicos contemporâneos, percebemos a necessidade de incluir a nossa comunidade escolar e comunidades vizinhas na cibercultura, em diversos campos de atuação, principalmente na educação. Pensando na carência social e tecnológica, surgiu a necessidade de criarmos na nossa escola o projeto Rádio Web na escola, com a finalidade de oportunizar à busca de conhecimento através de atividades que produzam reflexão sobre os usos das novas tecnologias.
As atividades do projeto abordam fortemente os princípios que regem a comunicação e a educação, no que diz respeito à utilização de recursos tecnológicos para a produção de rádio na Web, produção de áudios e vídeos, o que vídeo tem a ver com rádio? Dentre outras atividades que contribuirão com o processo de aprendizado dos alunos e o desenvolvimento de toda comunidade escolar. Será necessário a difusão da cultura, com o uso do rádio dentro e fora da escola, bem como a preparação dos usuários termo horrível!!! ( alunos, professores, funcionários e a população a quem se destina este projeto).
OBJETIVO
- Oportunizar aos alunos, funcionários e comunidade, exploração ampla e livre das novas tecnologias digitais, vivenciando a cultura, a interatividade, a produção colaborativa
- Contribuir no processo de apropriação da cultura de uso do rádio no contexto educativo.
- Oferecer uma programação de rádio voltada para os interesses da comunidade, atendendo a todos os níveis sociais, econômicos, a pluralidade cultural
- Divulgar a cultura local proporcionando a leitura histórica das manifestações culturais
- Abordar questões à escola, aos país e ao mundo, promovendo reflexões e atuações referentes à luta pela cidadania
- Disponibilizar espaços de interação virtual, mediados pelo computador, assegurando informação e participação continuada
- Divulgar o projeto, proporcionando sua adaptação e instituição em outras comunidades escolares
METODOLOGIAS
O projeto será implantado em um espaço público, da escola municipal nossa infância, envolvendo todo o corpo escolar e moradores vizinhos. Este projeto será uma extensão da rádio faced, com o apoio da Prefeitura Municipal de Irecê, Secretaria de Educação e o Ponto de Cultura Anísio Teixeira. Constitui-se como atividade interna e externa da escola e bairros com o objetivo de contribuir na melhoria do processo educativo mobilizando todo o corpo docente sendo executado durante a abertura, intervalo e reuniões pedagógica, isto para o corpo docente e para a comunidade pensamos em programações voltada para os interesses da comunidade como: As discussões e debates que deverão ser gravadas e/ou transmitidas ao vivo, possibilitando a participação de ouvintes nas atividades, e gerando conteúdos que possam ser utilizadas na grade de programação da radio.
A princípios será trabalhado habilidades a iniciativa e autonomia, através de programas como gravação de áudio, flechem informativos e a abertura de espaços que possibilite a participação da comunidade
Pré-implementação
*A construção do projeto Rádio Web na escola
*Adequação do espaço, onde será implantada a rádio
*Monitores voluntários
*Buscar parceiros
*Pesquisas
*Parceria com a UFBA
IMPLEMENTAÇÂO
*Técnico em multimídia
*Aquisição dos equipamentos
*Grade de horário para o acesso
PÓS-IMPLEMENTAÇÃO
Promover lazer, cultura, conhecimento e a inclusão digital
ATIVIDADES
*Divulgação de campanhas a partir do interesse da comunidade (cesta básica,vacinação,reunião do bairro)
*Entrevistas, anúncios, propagandas, envolvendo agentes comunitários, moradores, profissionais do PSF, representante do bairro
*Culminância de projetos escolares envolvendo a comunidade
*Criar juntamente com a comunidade, programas de rádios a ser veiculadas pela radio web e pelas rádios instaladas nas escolas
RÁDIO WEB NA ESCOLA MUNICIPAL NOSSA INFÂNCIA
Discriminação | Quantidade | Valor Unitário | Valor Total | |
Computador para radio Web, Core 2 duo 2GB memoria Ram, HD 320, com placa de som of | 1 | 1400.00 | 1400.00 | |
Computador, dual core 1GB de M ram, HD 160 | 9 | 1.260.00 | 11.340.00 | |
Estabilizador | 9 | 80.00 | 720.00 | |
Mesa | 2 | 120.00 | 240.00 | |
Cadeiras secretaria | 12 | 180.00 | 2.160.00 | |
Caixa de som ambiente | 2 | 110.00 | 220.00 | |
Potencia de 500 Watts Watson | 1 | 900.00 | 900.00 | |
Cabos p10 X RCA 5 Mt | 4 | 25.00 | 100.00 | |
Serviços | 1 | 2.000.00 | 2.000.00 | |
Cabos p10 X p105 Mt | 4 | 20.00 | 80.00 | |
Cabos p2 X p25 Mt | 4 | 15.00 | 60.00 | |
Mesa de som 8 canais | 1 | 390.00 | 390.00 | |
Pedestal | 2 | 95.00 | 190.00 | |
Microfone | 2 | 150.00 | 300.00 | |
Fone de ouvido | 2 | 88.00 | 176.00 | |
Ar Condicionado 10000Btu | 1 | 950.00 | 950.00 | |
Bolsistas | 2 | 400.00 | 9.600.00 | |
Valor Total do Projeto | 30.826.00 |
REFERÊNCIA
SAMPAIO, Joseilda S.; BONILLA, Maria Helena Silveira . Exclusão / inclusão: elementos para uma discussão. Liinc em Revista, v. 5, n.1, março, 2009, Rio de Janeiro- http://www.ibict.br/liinc