sexta-feira, 21 de agosto de 2009

EXCLUSÃO/INCLUSÃO

Encontro do GEAC
O enconto de GEAC veio com um tema polêmico o qual me fez indagar e até questionar, este tema requer muita pesquisa e leitura"Inclusão digital é mais um dos principais temas discutido ultimamente.
As tecnologias tem gerado grande discurssão e está em pauta desde a década de 1980, e somente nas escolas é que foi incorporado como ferramentas auxiliares do processo ensino-aprendizagem.


Depois da publicação do livro Verde doPrograma Sociedade de Informação em 2000, é que foi surgindo um novo tema de discurssão a inclusão digital.Assim surge a Universalização do acesso ás tecnologias da informação e comunicação (TIC), a partir dai o combate à exclusão e comunicação digital.
TIC=Sigla para designar a informática e sua potencialização com os recursos de comunicação.
Esse TIC tem o potencial de oferecer vàrias vantagens a seus usuários, sendo que a principal delas é facilitar o acesso ao vasto volume de informação nos mais variáveis níveis de conhecimentos.
Só que na maioria das análises não está presente a intensão de produção de contéudos, e que a articulação enttre projetos de inclusão digital e a educação resume-se à realização de atividades escolares, como: pesquisa, jogos, orkut e outros, continuamos na perspectiva do consumo de informação.
Portanto inclusão digital é dar oportunidade às comunidades de se inserirem na sociedade da inoformação como agentes, é preciso que tenha computadores, acesso à internet, softwares adequadaos e, principalmente, orientação não apenas aulas de informática.